"Ele sabe o que assusta vocês!"

“Antes era o escuro que metia medo; agora passa a ser a luz...” De uma dimensão para além dos vivos, um terror que aniquila.
Da tela sem vida da televisão vem o horror que nos arrebata...POLTERGEIST, É a destruição apossando-se de uma criança inocente.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Como surgiu a idéia e a produção do filme




Como tudo começou

Steven Spielberg conheceu Tobe Hoper em 1978, sendo um fã de The Texas Chainsaw Massacre. Spielberg disse: "É um filme de "cult", eu sei, mas um dos filmes mais viscerais realmente já feitos".

Essencialmente Spielber observou: "ele começa no interior do estômago e termina no coração", e "Como um cineasta que gosta de ver de tudo, eu adorei".



















Tobe Hooper

Spielberg sugeriu que ele e Hooper trabalhassem juntos. Ele viria a afirmar que Poltergeist teve suas raízes em sua própria infância, quando Spielberg ficou  paralisado com uma rachadura na parede. "Lembro-me que estava deitado, tentando dormir, e eu costumava sempre imaginar pequenos criaturas dentro da parede, espreitando e sussurrando para mim para entrar pela fenda da rachadura e ser arrastado para o desconhecido, dentro das paredes da minha casa, em Nova Jersey.

A versão de Hooper da criação de Poltergeist, foi que, quando ele se mudou para o studio da Universal para filmar The Funhouse (Pague para entrar e Reze para sair, no Brasil) em 1980, ele foi colocado no cargo de Robert Wise, diretor de The Haunting. Ao vasculhar uma mesa velha de Wise, Hooper encontrou um livro sobre sobrenatural. Tomando isso como um presságio ou um sinal, ele propôs a Spielberg unir forças para criar uma surpreendente história de fantasmas. A dupla se correspondeu por carta durante um tempo, enquanto Spielberg produzia Os Caçadores da Arca Perdida, na Inglaterra. Foi durante este período de trabalho que Spielberg decidiu que queria fazer algo pessoal, para voltar à tranquilidade de Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Ele começou a desenvolver o que se tornou E.T. O Extraterrestre, com a roteirista Melissa Mathison.

O Presidente da MGM, David Begelman, cujo estúdio teve filmes ruins como Tarzan, o Homem Macaco, Ricos e Famosos e Buddy Buddy em seu histórico, estava ansioso para entrar no negócio com Steven Spielberg, e atribuiu-lhe um contrato de produção. Para adaptar a sua idéia de casa assombrada em um roteiro, Spielberg voltou-se para Stephen King. Após uma reunião produtiva, Stephen King deixou com seu editor para chegar a um acordo.

O editor pediu tanto dinheiro a MGM que Spielberg quase desiste da idéia. Stephen King não se arrependeu, ele disse: "Spielberg é uma pessoa que gosta de ter as coisas à sua maneira. Realmente, não só um grande roteiro, mas teria sido uma experiência em tanto trabalhar com ele e vê-lo em ação. Eu poderia ter aproveitado isso. Mas no final, tudo deu certo".

Spielberg tinha lido um roteiro chamado "Vire à esquerda ou morra", sobre os controladores de tráfego aéreo por Michael Grais e Mark Victor . Ele queria a opinião deles sobre um remake do filme "A Guy Named Joe", mas os escritores perguntaram sobre a história de fantasmas que Spielberg queria fazer.  Grais & Victor viram o rascunho do que Spilberg tinha feito.















Spielberg e Frank Marshall

Com uma greve dos roteiristas iminente na primavera de 1981, Spielberg termina o roteiro feito por ele mesmo. Poltergeist surgiu daí. Fazendo referência a um episódio de Twilight Zone por Richard Matheson (Little Girl Lost), nos livros sobre fantasmas e suas memórias de infância, Spielberg escreveu ao longo de sete dias, com ajuda diária dos produtores Frank Marshall e Kathleen Kennedy.


















Ele mostrou seu script intitulado,  "Noturno". Segundo Tobe Hoper, Spielber disse "Havia algo em torno de mim enquanto eu escrevia esse projeto".













Michael Grais

O Título do filme o Elenco e as filmagens

A MGM aprovou um orçamento de US $ 9,5 milhões. Produzindo o filme com Marshall, Spielberg chegou logo no título "Poltergeist". Ele selecionou o elenco e a equipe. Ele desenvolveu storyboards com o ilustrador Ed Verreaux, projetando o olhar e a sensação do filme.

Ed Varreaux

Com ET já em pré-produção e programado para começar a filmar setembro de 1981, Spielberg estava contratualmente obrigado pela Universal não assumir funções para dirigir outros filmes, então Tobe Hooper foi contratado para dirigir Poltergeist .















Spielberg com as crianças dos filmes Poltergeist e E.T. O Extraterreste

O que se tornou um cronograma de filmagens de 57 dias começou em  maio em Agoura Hills, um subúrbio de Los Angeles, que,  junto com uma rua em Simi Valley ficou "Cuesta Verde", e as cenas de interiores foram rodadas em quatro estúdios da MGM, em Culver City .

Schlock Corridor: POLTERGEIST (1982) Part II

O roteirista e produtor David Giler lembrou: "Quando eu voltei do set, eu disse, "Bem, agora eu sei o que é um produtor executivo faz. Eu sempre me perguntei. Ele configura a câmera, diz aos atores o que fazer, e permite que o diretor diga ação!"

JoBeth Williams comentou: " Foi uma parceiria dos dois mas Spielberg tinha a última palavra. Tobe tinha seu  próprio toque, mas nós sabíamos que Steven tinha a palavra final ". Craig T. Nelson teve sua própria avaliação: "Não é justo eliminar o que Tobe fez - ele deu uma tremendo apoio, porque ele é muito pé-quente, sensível, com muito cuidado humano".



Segundo Marshall, Hooper fez sua parte de Poltergeist em outubro de 1981 e não teve praticamente envolvimento com a edição, efeitos especiais da Industrial Light & Magic, de gravação de som ou de pontuação.  O Compositor Jerry Goldsmith lembrou, "Eu trabalhei apenas com Steven. Um dia, Hooper chegou a uma triagem e se sentou. Steve simplesmente o ignorou, e cinco minutos depois, ele se levantou e saiu". 
O Técnico de som Bill Varney, que ganhou um Oscar por Os Caçadores da Arca Perdida, disse sobre Hooper: " Ele apareceu por uma ou duas vezes, e ele tinha todos os acessos, principalmente quando estávamos trabalhando.Basicamente, Tobe não participou de tudo. "Quando o diretor de elenco Mike Fenton foi questionado sobre Hooper, ele respondeu:" Será que ele dirigiu o filme? ” Não que eu tenha visto! ".

Spielberg explicou o seu lado para Dale Polleck da "L.A. Times" em Maio de 1982: "O meu entusiasmo era tanto em querer fazer Poltergeist, que teria sido difícil para qualquer diretor que eu tivesse contratado. É fonte da minha imaginação e de minhas experiências e ele saiu da minha máquina de escrever. Eu senti um interesse prioritário sobre este projeto, que era mais forte do que se eu fosse apenas um produtor executivo. Eu pensei que seria capaz de entregar "Poltergeist" nas mãos de um diretor e ir embora. Eu estava errado".

Tobe Hooper manteve o crédito até que viu um trailer em que o título dizia: "Uma produção de Steven Spielberg", foi duas vezes maior que "Um filme de Tobe Hooper". Hooper levou o assunto ao sindicato dos diretores da América. O sindicato considerou o crédito uma violação de sua credencial e processou a MGM em $ 200.000 por danos a sua imagem. O Juiz decidiu que o crédito "denegriu sua imagem de diretor" e mais iludido que as questões mais amplas de disputa que existe entre o produtor-roteirista e diretor, que parece ter agravado a atual disputa sobre o crédito do trailer. Um acordo reduzindo para $ 15.000, foi atribuído a Hooper, mas a MGM foi condenada a retirar o trailer e tirar anúncios de página inteira nos jornais se desculpando dos comerciais.



Spielberg tirou seu próprio anúncio na Variety, o que implica que a sua relação de trabalho com Hooper havia simplesmente sido mal interpretada pela imprensa. Spielberg chegou a admitir a Pollock que: "Se eu escrever algo, eu vou dirigi-lo eu mesmo. Não vou colocar outra pessoa para fazê-lo como eu coloquei Tobe, assim eu vou ser mais honesto em minhas contribuições para o filme. "

Lançado em junho de 1982, a maioria dos críticos aprovaram Poltergeist. Pauline Kael escreveu na revista New Yorker, "é The Amityville Horror feito com despreocupação e efeitos especiais de altíssimo nível.  Porque Spielberg é um artesão dedicado e uma sagacidade incomparável, mas ele não está realmente pensando no filme - ele está apenas jogando idéias e efeitos em nós"...
Em Sneak Previews, Roger Ebert disse," Poltergeist é um filme de suspense, de verão, com bons efeitos especiais. Não um filme grande, eu dou-lhe recomendação leve", enquanto Gene Siskel respondeu: " Qualquer um pode fazer efeitos especiais, porém este não tem uma história convincente em tudo ".

Um nota de  Vincent Canby no "The New York Times" teve uma visão oposta: "Poltergeist é como um pesadelo completamente agradável, que você sabe que sempre pode acordar, e aquele em que, no final, ninguém sai permanentemente danificado. É também espirituoso de uma forma que Alfred Hitchcock poderia ter apreciado. De imediato, eu não consigo pensar em muitos outros diretores que poderiam causar arrepios por colocar "The Star-Spangled Banner" apósa os créditos de abertura de um filme."

O público pareceu concordar. Poltergeist arrecadou 76,6 milhões dólares nos EUA. Gerou duas continuações de longe inferiores, com alguns dos membros do elenco original, mas não houve envolvimento nenhum de Spielberg, e uma série de TV, que de alguma forma funcionou de 1996 a 1999.

Uma visão --------------------------------


A discussão sobre quem realmente escreveu ou quem realmente dirigiu este filme, provavelmente vai persistir até que os geeks de cinema podem se unirem no que constitui um crédito de escrita de exatamente o que um diretor faz. O que podemos concordar é que, até então, Poltergeist é um dos filmes mais extraordinários de sua geração, uma experiência perfeitamente projetada e executada de que depois de todos esses anos, seria impossível melhorar. Ele chegou em um período em que filmes de terror eram em muito comuns na bilheteria, mas ao invés de imitar outros filmes de terror, este foi extraído dos pesadelos noturnos e também dos sonhos suburbanos do criador Steven Spielberg.

Poltergeist funciona tão bem porque, como Jaws(Tubarão), os melhores momentos não envolvem efeitos especiais, mas a relação familiar de uns com os outros. Cada detalhe de Poltergeist, sentimos que o autor estava totalmente inspirado. A partir da aparição de  Craig T. Nelson, como o pai atento que mantém a união da família, JoBeth Williams como uma mãe pós-moderna que ostenta listras cinza no cabelo depois de atravessar o plano espectral e Zelda Rubenstein como a éxtraordinária médium. Como um dos melhores trabalhos de Spielberg, que mexe em nosso medo e fascínio do desconhecido, apresentando de espíritos brincalhões, como momentos ainda muito assustadores para assistir no escuro. Ainda tem a música de Jerry Goldsmith, acompanhando tanto as cenas de sustos quanto as cenas mais calmas. O roteiro apresenta sátirias aos costumes suburbano americano da época, mantendo os Freelings acima deles. O que exatamente está sendo dito aqui sobre o efeito da televisão é, provavelmente, digno de sua própria dissertação.

O especialistas e críticos em filmes escrevem, "Poltergeist é um filme forte, com grandes efeitos especiais (que hoje em dia já estão um pouco ultrapassados), mas no final, ele tem cheiro um cheiro de" família ".
Sendo assim, é um momento chave na história do cinema, como o fantasma finalmente consegue uma aparência de respeito cinematográfico, graças ao uso de efeitos especiais criativos, personagens fortes, e uma produção cara.

Brett Cullum em "DVD Veredict"" escreve, "Poltergeist é o meu exemplo favorito de um filme de terror moderno que é verdadeiramente aterrador sem nenhuma morte e apenas uma cena pequena de sangue.  Pense nisso como A Haunting remodelada para os anos 80 com bombásticas efeitos especiais da Industrial Light and Magic.

A medida que a trama se desenrola, é um susto em cima do outro, mas em resumo a beleza do filme é o quanto nós chegamos a nos preocupar com a família quando nos deparamos com o terror. Esta é a narrativa sólida de um filme, generosamente trabalhada que funciona até trinta anos depois de seu lançamento inicial. ET venceu na bilheteria, mas há algo em Poltergeist que ficou marcado para sempre na nossa cultura cinematográfica universal.

fonte:http://thisdistratedglobe.com/2008/09/06/poltergeist-1982/