"Ele sabe o que assusta vocês!"

“Antes era o escuro que metia medo; agora passa a ser a luz...” De uma dimensão para além dos vivos, um terror que aniquila.
Da tela sem vida da televisão vem o horror que nos arrebata...POLTERGEIST, É a destruição apossando-se de uma criança inocente.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Poltergeist já é um trintão!

Em 04 de junho de 1982, Poltergeist foi lançado nos cinemas e foi um sucesso de bilheteria, gerando duas continuações e uma série de televisão. E pra começar porque não dizer que o filme já completou três décadas!

Discute-se muito sobre as tecnologias atuais para se fazer um bom filme de terror. É imprescindível que haja um roteiro bem escrito, bons atores, direção, produção, efeitos especiais convincentes, entre outros truques que deixam o telespectador com frio na barriga.  Poltergeist é um filme que representa muito bem essa década em relação ao cinema moderno. Aí vem aquela velha frase em mente: "eles não fazem mais como antigamente".

Poltergeist traz consigo muito calor humano. Os movimentos de câmera, efeitos de trabalho engenhoso, a maravilhosa e temática direção musical de Jerry Goldsmith, os personagens que se tornaram imortais, a iluminação, os sons, enfim, tudo feito com extremo cuidado e perfeição.

Não é apenas um bom filme de terror, mas Poltergeist mantem-se bem até hoje como um dos filmes sobre casas mal assombradas mais fantásticos e imitados. Vale a pena citar The Haunting (1963), The Changeling (1980).

Existe muita produção atual que segue (ou tenta) a mesma linha como Atividade Paranormal, Horror em Amityville, Evocando Espíritos, etc. Mas nenhum desses filmes tem o cuidado que Poltergeist teve, cuidado esse que o mantém ainda impressionante mesmo depois de 30 anos.Publicity shot from "Poltergeist" with Craig T. Nelson and JoBeth Williams, Heather O'Rourke and Oliver Robbins.