"Ele sabe o que assusta vocês!"

“Antes era o escuro que metia medo; agora passa a ser a luz...” De uma dimensão para além dos vivos, um terror que aniquila.
Da tela sem vida da televisão vem o horror que nos arrebata...POLTERGEIST, É a destruição apossando-se de uma criança inocente.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

13 coisas que você não sabia sobre Poltergeist


Antes que houvessem Atividade Paranormal(Paranormal Activity) e Sobrenatural (Insidious), houve Poltergeist, o Fenômeno(Poltergeist), filme de terror clássico  que se passa no subúrbio, estrelado por atores desconhecidos que poderiam ter sido seus vizinhos. Mas este filme foi muito mais do que uma coleção de sustos atemporais e carne rastejando, foi um exemplo modelo de magia prática. Então, vamos comemorar este marco do horror com uma lista de fatos surpreendentes que você vai saber agora sobre o “Pessoal da TV”.

1. Cena das Cadeiras

Como é que essas cadeiras da cozinha se empilharam tão rapidamente? Houve um corte enquanto a Sra. Freeling estava arrumando a cozinha? Não, A coisa toda foi feita em uma única cena. Quando a câmera se move para longe e volta para a cozinha, uma turma de menbros da produção rapidamente substituíram as cadeiras da cozinha soltas com uma pirâmide já pré-montada de cadeiras.

2. Mãos de Spielberg
 
Essa cena do investigador paranormal Marty rasgando seu próprio rosto era complicada.  Cogitou-se colocar maquiagem no ator Marty Casella, mas a equipe de FX, achou melhor construir um busto natural do tamanho do ator, e a produção só tinha um busto para rasgar. Sentindo a pressão da responsabilidade o ator, Marty Casella, pediu a Steven Spielberg para ele mesmo entrar no busto e rasgar a carne do rosto em pedaços. Assim, as mãos que você vê no filme pertencem a Spielberg.

3. Luzes no aquário

O armário que foi a abertura para o outro mundo e abrigou toda a brilhante luz azul espectral, foi julgada por Spielberg como a mais difícil cena de iluminação do filme. Eles usaram luzes estroboscópicas, um holofote Las Vegas, máquinas de fumaça, quatro máquinas de vento grandes, e até mesmo um par de aquários gigantes foram colocados em frente das vigas para dar a luz uma presença fantasmagórica.

4. "A Besta" foi o vilão criado também para Poltergeist II e Poltergeist III?
 
Você estava confuso com a importância aleatória do reverendo Henry Kane nas segunda e terceira partes de Poltergeist? Bem, agora você não está mais confuso. Kane sempre esteve desde o primeiro filme. "A besta" que se materializa na frente da porta das crianças e dentro do closet, é na verdade uma variação do assustador Henry Kane, que mais tarde nas outras duas continuações se materializa com aspecto humano e se torna o vilão número a perseguir a pequena Carol Anne.

5. A idade da Mãe e Filha

Quando Steve Freeling (Craig T. Nelson) se reúne com os investigadores paranormais, pela primeira vez, ele lista os nomes e idades de sua família. Ele menciona que a sua esposa, Diane Freeling, tinha 32 anos e que sua filha mais velha, Dana, tem 16 anos. Isso faria Diane mãe com apenas 16 anos quando ela deu à luz a Dana.

6. A Árvore do Mal

A árvore do mal que atacou Robbie foi supostamente inspirada por outra árvore muito real de que Spielberg tinha pavor quando ele era criança. E de acordo com o ator que interpretou Robbie (Oliver Robbins), a cena em que a árvore engole o menino foi gravada em sentido inverso. Em vez de ser engolido, ele foi cuspido. O efeito da cena parecia mais real gravada assim.


7. Subindo pelas paredes

Justamente quando todo o pesadelo parecia ter acabado para a família Freeling, os fantasmas voltam com tudo, agarrando a pobre Diane Freeling e jogando-a para fora da cama, rolando-a pelas paredes e no teto do seu quarto. É claustrofóbica a cenao horrível, e não apenas por causa do fantasma sugestivo puxando e levantando a sua camisa, mas ela se debatendo e deslizando de forma impotente da atriz JoBeth Williams por todo o seu quarto. Esta cena foi rodada, fixando uma câmera estática em um cubículo rotativo simulando o quarto de Diane. Atriz JoBeth Williams teve que rolar com o movimento do compartimento gigante. Na verdade, foi uma cena muito trabalhosa, para conseguir uma cena curta no resultado final do filma. A cena ainda parece incrível.

8. A Boca do inferno
 

A Industrial Light and Magic criou uma boca do inferno praticamente gigante dentro do armário de Carol Anne. Para erguer o gigante, pulsante e gosmento buraco cor de rosa, eles tiveram que construir todo o conjunto de mecanismos a partir do zero. É incrível e realmente outro trabalhão para uma cena curta. Mas valeu a pena, é aterradora.



9. Adeus casa!
 

A escala do modelo de 3 metros da casa dos Freeling foi construída para a fantástica  cena final da casa suburbana que está sendo sugada para o nada. A miniatura levou quatro meses para ser criada. Depois de pensar em muitas maneiras de implodir a casa da família, a equipe de efeitos especiais decidiu que a melhor maneira de destruir esta moradia seria enfiando cabos grossos através da miniatura e simplesmente puxá-lo para um funil acoplado a uma bomba de vácuo de alta potência.
Após a cena ser filmada com a destruição da casa, a equipe levou mais dois meses de trabalho editando e aperfeiçoando os efeitos da cena.


10. Dr. Fantasia e Amigos

No Holiday Inn, onde os Freelings se refugiam após a fuga de Cuesta Verde, a placa os recebe como "Dr. Fantasy & Friends". Dr. Fantasy é do produtor de Poltergeist, Frank Marshall, seu nome artístico de mágico, pois às vezes Dr. Fantasia realiza shows de mágica especiais para a equipe do filme, no final de qualquer filmagem que ele estiver  trabalhando.


11. Quem realmente dirigiu Poltergeist?

Se você acredita que Poltergeist foi co-escrito e produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper, no entanto, o elenco e a equipe contaram  uma história muito diferente desde a produção do filme. A especulação ficou tão intensa que a DGA levou um inquérito após o The L.A. Times publicar uma matéria em 24 de maio de 1982, informando que Spielberg foi realmente o diretor. Enfurecido com as citações que vinham do elenco, Spielberg afirmou abertamente que ele não era o diretor e não queria ser o diretor porque ele estava muito ocupado trabalhando em ET, O Extraterrestre. Mas isso não o impediu de alterar uma grande porcentagem de cenas e storyboards de todo o filme. A sua presença era marcante na edição e no set de filmegem quase todos os dias.
No 25 º aniversário do filme, Tobe Hooper disse ao Clube AV que a coisa toda era apenas um grande mal-entendido provocado pelo The LA Times.
AV Club disse: A História atribuiu parte dos créditos para Spielberg. Você pode confirmar essa informação?
TH: Já me perguntaram isso tantas vezes que eu sinto na obrigação de falar a verdade. A origem do que veio de um artigo no The LA Times: Quando estávamos filmando o local da casa, as duas primeiras semanas de filmagens foram no exterior, então eu tive que realizar algumas tomadas na frente da casa. Eu estava na parte de trás da casa filmando Robbie (Oliver Robins) e a árvore, olhando para o enterro do passarinho,e  então Steven estava fazendo as  fotos para mim. O LA Times chegou no set e viu a cena e depois publicou algo como: "Nós não sabemos quem está dirigindo o filme." No momento em que eles chegaram lá, Steven estava filmando a cena dos carrinhos de corrida, e disso o maldito boato floresceu por conta própria e começou a se tornar  uma lenda. Realmente, esse é o meu reconhecimento disso tudo, porque eu estava fazendo o filme e então eu comecei a ouvir todo esse boato depois da conclusão das filmagens. Eu realmente não posso definir o maior mérito do filme, porque Steven  escreveu o roteiro e há outros créditos sobre ele.

No entanto, nesse mesmo ano, Zelda Rubinstein disse a “Cool News” que não foi assim, ela disse que Hooper não foi o único a dar as ordens. Portanto, o seu palpite é tão bom quanto o nosso. Os atores Oliver Robbins e Martin Casella discordam. Bom mediante tudo isso, imaginamos que não seria fácil dirigir um filme Spielberg, ele bem que queria  mas não podia fazê-lo (devido a restrições contratuais), especialmente quando ele ainda é uma parte importante do filme.


12. Os esqueletos eram reais?

JoBeth Williams admitiu na VH1 em "Eu amo os anos 80" que os esqueletos que atacaram-na no set eram, na verdade, esqueletos reais. Essa verso foi apoiada pelo maquiador Craig Reardon, que comentou que os esqueletos reais eram mais baratos do que os de plástico. No entanto, essa versão de Reardon parece estar perdida no tempo e espaço.Portanto, não se tem tanta certeza sobre a sua autenticidade.
Dito isto, talvez, Williams estava se referindo aos esqueletos reais utilizadas em Poltergeist II. No E! True Hollywood Story: A Maldição Poltergeist, o roteirista da  continuação admitiu que eles deixaram o ator Will Sampson, durante várias horas,  abençoando os esqueletos ao descobrir no set de filmagens que os mesmos não eram de mentirinha e sim esqueletos reais.


13. A Maldição Poltergeist

Infelizmente, o azar também foi levado para a vida real. E surgiram uma série de boatos e suposições sobre o que ocorreu com os atores e equipe de produção do filme. A maldição Poltergeist.
Muitos atores que trabalharam nestes filme da franquia Poltergeist morreram tragicamente. A principal estrela da franquia, Heather O'Rourke, que interpretou Carol Anne, morreu pouco antes do lançamento do terceiro filme. A atriz que interpretou a irmã mais velha no primeiro filme (Dominique Dunne), foi assassinada por seu ex-namorado depois que o primeiro filme foi lançado. O homem que interpretou o reverendo Kane (Julian Beck) morreu de câncer no estômago durante as filmagens do segundo filme, assim como o ator Will Sampson, faleceu do coração após o segundo filme. Todas as histórias tristes e trágicas, que poderiam ter acontecido com qualquer pessoa, mas se tornaram popular mediante a atmosfera que envolvia os filmes, nada mais.

Ok, o que perdemos? Alguém pode realmente provar que E.T. e Poltergeist foram filmados no mesmo bairro? Ou que há um cartaz de E.T. na parede no quarto de Carol Anne? Nesse meio tempo, existe um documentário incrível criado por Frank Marshall e está criminalmente indisponível para nós pobres mortais, documentário este que foi criado para um especial na TV após o lançamento do filme.

Poltergeist foi lançado abrindo novas e gélidas portas para o mundo do horror.