"Ele sabe o que assusta vocês!"

“Antes era o escuro que metia medo; agora passa a ser a luz...” De uma dimensão para além dos vivos, um terror que aniquila.
Da tela sem vida da televisão vem o horror que nos arrebata...POLTERGEIST, É a destruição apossando-se de uma criança inocente.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Efeitos Especiais/Visuais do filme

Uma verdadeira História de fantasmas!  Este clássico é fascinante de assistir, com seus extraordinários efeitos especiais criados pela Industrial Light & Magic, George Lucas e equipe. No entanto, no início dos anos 80, ele foi criticado por só receber uma classificação PG, dadas as suas cenas intensas de horror, acentuadas pela nova tecnologia de sistema de som Dolby.
Em reação (em parte), a Motion Picture Association of America (MPAA), em 1984, criou uma categoria nova classificação - PG-13. 
O filme foi indicado a três Oscars sem vitórias: Melhor Trilha Sonora Original (Jerry Goldsmith), Melhores Efeitos Sonoros e Melhores Efeitos Visuais (Richard Edlund, Michael Wood, Bruce Nicholson).

O que seria de Poltergeist sem os efeitos? A história, a direção e produção são fantásticas, mas os efeitos contribuem de forma maestral para o grande sucesso que é o filme.


A Industrial Light & Magic ou ILM

A Industrial Light & Magic ou ILM é uma empresa estadunidense de efeitos especiais para filmes, fundada por George Lucas em 1975. A Industrial Light & Magic é uma sub-divisão da empresa e produtora de filmes Lucasfilm, criada em 1971. A sede está localizado no Letterman Digital Arts Center, em São Francisco.

Industrial Light & Magic (ILM) foi fundada em Maio de 1975 por George Lucas e que é propriedade da Lucasfilm. ela é responsável pela invenção de uma câmera especial assistida por computador chamada "Dykstraflex" que foi usada na maioria das sequências de luta no espaço de Star Wars, tecnologia que posteriormente foi usada também em Battlestar Galactica e Star Trek: The Next Generation.
Através da ILM, em 3D.
Até 2006, a ILM recebeu quinze vezes o Oscar de Melhores Efeitos Visuais e vinte nomeações.
A primeira grande criação da ILM foi o Editdroid, o primeiro software para edição de imagens em ambiente digital, que permitia passar filmes para os discos rígidos de computadores. Essa tecnologia foi mais tarde vendida para a Avid.

Abaixo seguem aslgumas fotos com os efeitos finais do filme:

 

Efeitos especiais ou visuais

Efeitos visuais, também conhecidos como Efeitos Especiais, VFX, FX, CGI ou CG (Computação Gráfica), é o campo de aplicação de efeitos e/ou imagens de computador (ou mais especificamente, imagens 3D) para criar efeitos em filmes, programas de televisão, comerciais e simulações em geral, além de mídia impressa. Vídeo games, geralmente, usam efeitos visuais em tempo real, e também "cenas cortadas" pré-desenvolvidas e filmes de introdução que podem ser considerados aplicações típicas. Esses se referem à FMV (Full Motion Video).

CGI é usado para efeitos visuais porque a qualidade é sempre alta e os efeitos são mais controláveis do que outros baseados em processos físicos, como construção de miniaturas para tomadas de efeito ou contratação de figurantes para cenas de tumulto, e também porque permite a criação de imagens que não seriam possíveis usando qualquer outra tecnologia. Permite, também, a produtores independentes, produzir conteúdo sem o uso de atores, estúdios caros ou equipe de apoio.
Outros efeitos incluem os relacionados aos dublês, como em quedas ou impactos, e há também a pirotecnia usada em explosões de lugares e de bombas de gasolina.

Como foram criados esse maravilhosos efeitos? que para a época, eram o que existia de mais moderno em efeitos visuais de filmes.

Abaixo seguem algumas fotos da produção e montagem dos efeitos visuais.  
  
Máquinas e engenhocas fantásticas foram criadas para dar vida aos efeitos


O Tornado

As fotos abaixo mostram a montagem onde a cena do tornado foi criada


Veja como ficou o tornado na cena:
A Besta mostra a sua face

Quando tudo parece ter terminado, o mal reaparece. Veja como foi montada a cena onde Diane fica cara a cara com a Besta e defende seus filhos com unhas e dentes.


Este boneco é a base para montagem da cena onde a besta se materializa para Diane em frente a porta do quarto das crianças, impedindo-a de entrar para salvá-las. 





Após finalizado, ele foi posto dentro e uma espécie de aquário gigante com água dentro para que o efeito fantasmagórico ficasse mais real.O resultado ficou magnífico conforme você pode conferir abaixo.

Veja o vídeo da cena:

Nota: Antes da besta se revelar, para quem leu o livro, existe a aparição de uma personagem que não é citado no filme. Ela aparece em algumas cenas como a dos fantasmas no topo da escada, mas não se faz menção dela no filme. É a Dama que espera. Não se sabe ao certo se é uma personagem maligna, mas também exerce influência sobre os espíritos que estão perdidos no limbo para onde Carol Anne é levada pela besta.
Abaixo segue um desenho (storyboard) da Dama que espera. No livro ela se materializa na mesma cena do filme porém depois se revela e tratar-se da besta disfarçada. Acredito que acharam melhor não colocá-la na cena para não esticar o filme. A cena ficou apenas a besta se revelando para Diane.



Não sei dizer realmente se a cena abaixo foi feita como o spectro de Carol Anne ou da Dama que espera rodeada dos espíritos solitários e perdidos. A cena é impressionante.





Veja como foi feita:



 Subindo pelas paredes

Para produzir a cena em que Diane é atacada pela Besta com mãos invisíveis, foi criada uma engenhoca com um cubículo simulando o quarto de Steve e Diane, para que pudesse dar o efeito dela sendo arrastada pelas paredes até o teto. A engenhoca girava ponta a cabeça e as câmeras, direção e interpretação da maravilhosa JoBeth Williams fazia o resto.
Esta cena teve alguns cortes e modificações, mas mostrarei a vocês em outro momento o que houve na edição.




O resultado final ficou:


A Face da Besta no Closet

Esta cena se passa no momento do filme onde Diane e Steven juntamente com Tangina e os parapsicólogos tentam resgatar Carol Anne do limbo. Como vocês podem perceber nas fotos abaixo, os efeitos foram feitos com muniaturas e muita luz e fumaça, além claro de criatividade.









Veja o resultado final: 


A face da besta rodada originalmente não era essa, mas os produtores e o próprio Spielberg não gostaram do resultado e foi substituída por esta acima. Ficou bem melhor e mais parecida com a descrição no livro. Em outro momento mostrarei a vocês como era a face original da besta.

Engolido pela árvore

A cena a seguir se passa depois dos 30 minutos de início do filme, é quando tudo começa a se tornar um pesadelo. A velha árvore que fica junto a casa, parece ganhar vida e invade o quarto das crianças sequestrando o pequeno Robbie.






Outras Cenas

A cena abaixo trata-se de quando o parapsicólogo Martin destrói o seu rosto em frente ao espelho. A cena foi rodada com o próprio Spielberg manuseando o boneco.



Veja como ficou a cena:


Algumas das cenas em que apareciam efeitos de luz na casa, foram rodadas numa maquete em tamanho pequeno da casa dos Freeling





Espero que tenha gostado, até a proxima!