"Ele sabe o que assusta vocês!"

“Antes era o escuro que metia medo; agora passa a ser a luz...” De uma dimensão para além dos vivos, um terror que aniquila.
Da tela sem vida da televisão vem o horror que nos arrebata...POLTERGEIST, É a destruição apossando-se de uma criança inocente.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Como foi feita a cena da implosão da casa dos Freelings?

A casa sugada para o esquecimento (Poltergeist, 1982)

Um dos mais memoráveis efeitos do filme, que impressiona desde o seu lançamento em 1982, é onde o filme chega ao clímax. A destruição da casa dos Freelings em Poltergeist.

Em uma questão de segundos, mesmo em frente dos nossos olhos, a casa é sugada para o esquecimento, deixando apenas um lote de terreno vazio e um silêncio sepulcral no ar.







A cena começou com uma maquete perfeita da casa real. Filmada em vários ângulos. A casa em si foi então pintada com uma pintura fosca mostrando o lote vazio e as casas vizinhas ao fundo. 


A casa utilizada na implosão, foi uma maquete com 6 metros de comprimento, construída em cada detalhe para parecer com a casa real. A maquete levou 4 meses para ser concluída.

Depois de inúmeros testes, foi decidido que o colapso fosse realizado utilizando fios grossos no interior da maquete e depois, simplesmente puxando-os através de um funil, enquanto a mesma se desmanchava.

 


O modelo foi colocado sobre esse funil, com a câmera ligada com o foco apontando para baixo. Um aspirador de ar super potente estava ligado para sugar os detritos.

Para obter o melhor ângulo do efeito de implosão, o modelo foi rodado em 360 quadros por segundo, 15 vezes a velocidade normal. Mais velocidade significa mais luz, e a tomada teve tanta luz que a equipe teve que usar óculos de solda para não prejudicar a visão, e se algo desse errado, a maquete poderia simplesmente derreter ou talvez explodir em chamas.

Depois que a maquete foi concluída e os equipamentos montadas, foi necessário mais 2 meses de trabalho para criar os detalhes da base da casa para isolar cada minúsculo pedaço de detrito quando os mesmos fossem arrancados da base da maquete, onde ficaria apenas o lote do terreno vazio ao final da implosão.












O que sobrou da casa depois da sucção

Perece fácil não? Imagina só, um filme cheio de cenas e efeitos impressionantes. Pura magia!

Poltergeist como Referência na Cultura Pop

Todo clássico que se preze acaba virando referência na cultura pop, ou acaba sendo elevado à categoria de clássico quando vira referência na mídia. Poltergeist, não poderia ficar de fora dessa lista. Abaixo seguem algumas referências do clássico na cultura pop mundial.

Os Simpsons

Os Simpsons tem a fama de sempre fazer refeências a filmes, séries, livros, fatos importantes, enrte outras coisas. Ao todo nas 5 primeiras temporadas, os Simpsons parodiaram cerca de 125 filmes e séries diferentes. entre os filmes mais parodiados destacam-se " Cidadão Kane, " O Poderoso chefão", "O Exorcista", "O Iluminado", e é claro, "Poltergeist". Abaixo seguem alguns exemplos destas paródias super legais:








O Sexto sentido

Engraçado como a referência foi quase uma cópia da cena no filme de 1999 de M. Night Shyamalan, O sexto sentido. A sequência em que Carol Anne está na cozinha com a mãe e esta arruma as cadeiras que estão bagunçadas. Ela pega a menina e põe sentada no balcão, se vira para pegar algo no armário e ao se virar novamente, as cadeiras aparecem empilhadas sobre a mesa, sem que a menina tivesse se mexido. No filme de Shyamalan, a mãe do pequeno Cole (Joel Halley Osment), está colocando o seu café da manhãe percebe uma mancha em seu colarinho, quando ela sai da cozinha e volta para limpar o menino, em uma mesma sequência de planos, sem que haja cortes perceptíveis, todas as portas dos armários da cozinha estão abertas, sem que o menino se mova.


Uma Família da Pesada

Uma das séries animadas de maior sucesso nos EUA,Family Guy(Uma Família da Pesada, no Brasil), é uma sitcom de animação norte-americana criada por Seth MacFarlane para a Fox Broadcasting Company em 1999. É o tipo de animação politicamente incorreta.A história da série gira em torno dos Griffins, uma família disfuncional que consiste nos pais Peter e Lois, os filhos Meg, Chris e Stewie e o seu animal de estimação, o cão antropormófico Brian. A série é ambientada na cidade fictícia de Quahog, Rhode Island, e a base de grande parte do seu humos vem de paródias da cultura pop americana. O episódio Poltergeist da quarta temporada, é uma paródia do filma. Para quem gosta de bom humor negro, é um prato cheio.


 Spice Girls

As Spice Girls foram um grupo feminino de música pop britânico, criado originalmente em 1993 com o nome Touch e dois anos depois com o nome definitivo. As meninas apimentadas das últimas décadas fizeram um sucesso enorme mundialmente com suas músicas pop dançantes, sempre alegres. E no clipe de "Too much", um dos seus maiores sucessos, há uma referência clara ao filme: Emma Bunton, a Baby Spice (que se caracterizava como criança) foi produzida no clipe como a pequena Carol Anne em seu quarto de criança com os brinquedos objetos voando, flashes e luzes no ar. Parece que Emma prestou uma pequena homenagem a Heather O'rourke como se fosse uma versão adulta da personagem. Cada Spice tem suas cenas baseadas em um filme. As da Emma, como já disse, são de "Poltergeist", a de Mel B - "é Mad Max", Mel C - "O Ano do Dragão", Victoria - "Batman Returns" e Geri "Casabçanca".



Veja o clipe na íntegra:


Mundo em Pânico 2


Scary Movie 2, no Brasil: Todo Mundo em Pânico 2, é a sequência do filme Todo Mundo em Pânico de 2000. O filme traz diversas paródias de filmes, seu maior alvo são os filmes de teror, mas também são feitas paródias com outros gêneros. Entre eles estão, As Panteras, O Exorcista, Polterigeist, Titanic, etc.

As referências a Poltergeist, o fenôneno, estão na cena que Ray é atacado pelo palhaço(a clássica cena de Robbie sendo atacado pelo palhaço no final do filme). Em outra cena, Alex é arratada pelo teto, fazendo menção à Diane(Jobeth Williams) atacada pela besta e outra cena quando a planta "erva" cria vida e "fuma" um dos personagens, parodiando o ataque da árvore ao Robbie.

Há também referências a Poltergeist II, o outro Lado, Quando Hanson canta uma música para Cindy, e o fato do nome do espótito do mal ser Kane.

Veja algumas cenas do filme: