"Ele sabe o que assusta vocês!"

“Antes era o escuro que metia medo; agora passa a ser a luz...” De uma dimensão para além dos vivos, um terror que aniquila.
Da tela sem vida da televisão vem o horror que nos arrebata...POLTERGEIST, É a destruição apossando-se de uma criança inocente.

sábado, 26 de agosto de 2017

Tobe Hoper


Gente, hoje é um dia triste para os fãs de Poltergeist, pois faleceu Tobe Hoper, diretor do filme original de 1982, aos 74 anos de idade de morte não confirmada, em Sherman Oaks na Califórnia (EUA), deixando dois filhos.


Tobe nasceu em Austin, no Texas e aos 9 anos já demonstrava interesse por filmes. Na década de 60, antes de se tornar um cineasta, foi professor universitário lecionando cinema na Faculdade de Austin e produzia documentários. Ele já era formado há alguns anos antes como Cameraman e fotógrafo de documentários, bem antes do seu primeiro sucesso “O Massacre da Serra Elétrica” em 1974. O filme que custou menos de U$ 300 mil, tornou-se uma das produções americanas independentes mais rentáveis nos anos 70, sendo uma revolução visual no gênero, inspirado pelo caso real do assassino canibal em série Ed Gein, que mutilava suas vítimas cortava seus membros e fazia máscaras com a pele dos cadáveres. Porém, devido a cenas de extrema violência, foi banido em vários países e recebeu a censura máxima norte-americana com a classificação NC-17, chamada de X, na qual somente maiores de 17 anos podem assistir. Houve uma sequência em 1986, também dirigida por Tobe e mais leve e sem muito sucesso.


Seu primeiro filme chama-se "Eggshells" e fez parte do circuito universitário durante o ano de 1969, rendendo vários prêmios, mas sem nunca receber um projeto de Cinema. Tobe Hooper trabalhou em uma minissérie de TV escrita por Stephen King chamada Salem's Lot, um romance de terror e foi vencedor do prêmio World Fantasy Award de melhor romance em 1976. Em 1977, ele reuniu parte do elenco de sua primeira produção e produziu “Eaten Alive”, que nunca foi lançado no Brasil. Em 1981, dirigiu o sucesso “Pague para entrar, reze para Sair”, filme precursor de todos os filmes de parque de diversões macabros. Em 1982 dirigiu outro grande sucesso Poltergeist  - O Fenômeno, escrito e produzido por Steven Spielberg, com orçamento de U$ 11 milhões e lucro de U$ 76,6 milhões (IMDB). 

 Tobe Hoper no set de O Massacre da Serra Elétrica (1974)



Essa grande parceria com Spielberg o fez alcançar o auge de seu trabalho, com três indicações ao Oscar. Força Sinistra em 1985, “Invasores de Marte” em 1986, entre outros títulos e séries de sucesso. 

Entre 1986 e 1988, ele produziu vários filmes em formato para a TV, entre eles alguns episódios de Freddy Nightmare's, uma série de contos de terror exibida pela rede ABC que tinha como apresentador Robert Englund interpretando Freddy Krueger. 


Tobe Hoper no set de Força Sinistra (1985)

Na década de 90 depois da fase na TV, Tobe voltou ao Cinema com filme "Combustão Espontânea” de 1990, além de projetos menores. Tentou voltar à fama dirigindo dois filmes de Robert Englund (o eterno Freddy Krueger), “Terror Noturno” em 1993 e “Mangler, O Grito de Terror”. Voltou a fazer sucesso em 2003, quando Michael Bay o convidou para reescrever o roteiro e participar da produção do remake de “O Massacre da Serra Elétrica”. Após a parceria com Bay, Tobe Hooper iniciou o filme “Noites de Terror” de 2004 e filmou em 2005 “Mortuary”. Participou da série “Mestres do Terror”, para a qual dirigiu dois episódios. Tobe Hooper inventou o terror ultrarrealista que resulta até hoje em franquias como Sexta-Feira 13 e Jogos Mortais.

Tobe Hoper e Spielberg no set de Poltergeist - O Fenômeno (1982)


Hoper e Spielberg em momento de descontração durante as filmagens de Poltergeist - O Fenômeno (1982)

Tobe fez parte de uma geração de influentes cineastas do cinema independente americano como George Romero, John Carpenter, Joe Dante, Stuart Gordon, Wes Craven entre outros. Tobe será sempre lembrado como um dos grandes diretores de cinema de horror.