"Ele sabe o que assusta vocês!"

“Antes era o escuro que metia medo; agora passa a ser a luz...” De uma dimensão para além dos vivos, um terror que aniquila.
Da tela sem vida da televisão vem o horror que nos arrebata...POLTERGEIST, É a destruição apossando-se de uma criança inocente.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Heather O'Rourke



Heather Michele O'Rourke, nasceu em 27 de dezembro de 1975, em Santee, San Diego, Califórnia. Fez parte da cultura pop cinematográfica americana antes mesmo de entrar na primeira série. Sua marca registrada eram seus grandes olhos azuis e seu imenso e liso cabelo loiro. 



Faleceu no Hospital Infantil de San Diego pouco depois do lançamento do terceiro filme da série Poltergeist, em 01 de Fevereiro de 1988, aos 12 anos. Foi uma atriz mirim estadunidense, conhecida pelo papel de Carol Anne Freeling na trilogia dos filmes "Poltergeist".

  Resultado de imagem para capa dos filmes de poltergeist  

Filha de Kathleen O'Rourke e Michael O'Rourke. Sua mãe trabalhava como costureira e seu pai era um trabalhador da construção. Ela tinha uma irmã mais velha, Tammy O'rourke. Kathleen e Michael divorciaram-se em 1981 e Katlhleen casou-se com o motorista de caminhão, James A. "Jim" Peele em 1984. Após o divórcio de seus pais, Heather raramente viu seu pai biológico e chamava seu padrasto "PAI".

Heather e sua mãe e melhor amiga Kathleen O'Rourke



Heather acima com seu pai biológico Michael O'Rourke

 
Da esquerda para a direita: Heather, seu padrasto Jim, sua irmã Tammy e sua mãe Kathleen

 Fotos de Heather e sua irmã Tammy



Heather, sua mãe e seu padrasto

Antes de Heather começar a atuar, a família dela vivia em um trailer em Anaheim . Seu sucesso mais tarde permitiu a família comprar uma casa em Big Bear Lake, Califórnia. Entre os trabalhos de atuação, Heather estudava na Big Bear Elementary School, onde ela era presidente de sua classe. No época da sua morte, a família estava morando em Lakeside, Califórnia. 



Ela começou a aparecer na televisão com três anos de idade em inúmeros comerciais antes da sua aparição em Poltergeist - O Fenômeno (1982), principalmente em comerciais da Mattel e McDonalds. Ela começou como modelo em 1979 para a Mattel com os blocos "Tuff Stuff" e a boneca Barbie. Heather nunca teve aulas de interpretação, ela já lia aos 5 anos e nunca se recusou a dar um autógrafo. Atuou em sua biblioteca da escola secundária, na produção do Clube de Literatura "Twas The Night Before Christmas" de camisola com seu urso de pelúcia favorito em dezembro de 1987. 

Tudo começou como num conto de fadas quando ela estava sentada sozinha uma mesa de um restaurante  dos estúdios da MGM, esperando por sua mãe e irmã quando um estranho se aproximou dela e perguntou o seu nome. Ela respondeu: "Meu nome é Heather O'Rourke, mas você é um estranho e eu não posso falar com você". Quando a mãe voltou, o estranho se apresentou como Steven Spielberg. 

Spielberg estava procurando uma criança para seu novo filme e não estava tendo muita sorte. Até aquele momento. Heather estava mais interessada no almoço do que naquele estranho que estava falando com elas.
Ela não foi aprovada em sua primeira audição, pois Spielberg fez um teste com um monstro inflável e ao invés dela ficar com medo ela começou a rir. Spielberg presenteou-a com um bichinho de pelúcia e a dispensou pois ele a achou muito pequena para o papel (ela tinha acabado de completar cinco anos) e ele estava realmente procurando por uma garota pelo menos com seis anos de idade (cogitou-se na época o papel para Drew Barrimore), mas ele sentiu que tinha algo de especial naquela garotinha e pediu para a mãe dela a trazer para um segundo teste com um livro de histórias de terror. Ele pediu a ela para gritar muito. Ela gritou até cair no choro. No dia seguinte, o comissário, de Spielberg disse a ela e sua família: "Eu não sei qual é o trabalho, mas ela terá o papel".

De todos os sustos e fantasmas aterrorizantes que seguiram durante as filmagens Poltergeist - O Fenômeno (1982), apenas uma cena realmente a assustou. Aquela em que ela agarrou-se na cabeceira da sua cama. Enquanto uma máquina de vento soprava ela e os brinquedos para dentro do armário atrás dela, ela não conseguiu segurar-se e soltou-se e caiu no chão com força. Ela começou a chorar e Steven Spielberg parou a filmagem e colocou-a em seus braços, e disse que ela não teria que fazer mais aquilo (de  acordo com a revista Cinefantastique de Julho de 1988).



Como presente da equipe, ela ganhou o peixinho dourado de Poltergeist - O Fenômeno (1982) e teve que cuidar muito bem dele. 

Heather tornou-se imediatamente uma estrela da noite para o dia e foi facilmente reconhecida em seu parque de diversões favorito, O Disney World, e em toda parte na Califórnia.



Nos anos que passaram, Heather tornou-se um rosto familiar na TV, em Happy Days (1982-1983), Webster (1983-1984), Still the Beaver (1986-1987), Ilha da Fantasia, Chips (1983), Massarati e o Cérebro (1984), entre outros especiais para a televisão nos quais ela teve papéis recorrentes. Em 1986, a sequência do seu primeiro filme, Poltergeist - O Fenômeno (1982), Poltergeist 2 - O Outro Lado (1986) estreou nos cinemas. Com sua performance eletrizante nestes filmes que ela consolidou seu lugar na história de Hollywood. 

 

  

  


  

  



 

 


 

 


 

 



  

  











  

 


  


   
  

  




  




  


De todas as suas realizações, Heather era mais orgulhosa de ter sido eleita a presidente do corpo estudantil da sua classe na 5ª série em 1985. 



Na vida real, ela gostava de ir às compras. Mas de acordo com sua mãe Kathy, fazer compras com Heather era um tremendo esforço. A menina tinha que ter tudo combinando, de sapatos a brincos. Ela também gostava de fazer e comer doces. Ela tinha um animal de estimação, um cão da raça São Bernardo. Sua vida em casa não, ironicamente, incluíam a visualização de certos filmes, particularmente filmes de terror. 
Heather tinha dois apelidos: Bernie e Heath.



Membros do elenco e companheiros descreviam Heather como uma influência calma no set. Eles também descreveram reuniões de elenco com ela. Todos queriam folhear rapidamente o script de última hora, enquanto Heather estava sentada calmamente lendo. Ela era capaz de memorizar 60 páginas de roteiro por hora. 

Ela ficou muito próxima do diretor Gary Sherman durante as filmagens de Poltergeist III (1988), o qual tinha muito orgulho dela por dar personalidade ao seu personagem. 

Filmografia 

Filmes

  • Ano 1982 - Massarati e o Cérebro - Personagem: Skye Henry - Tipo: Cinema e Televisão;
  • Ano 1982 - Poltergeist - O Fenômeno Personagem: Carol Anne Freeling - Tipo: Cinema;
  • Ano 1985 - Sobrevivendo: Uma família em crise - Personagem: Sarah Brogan - Tipo: Cinema e Televisão;
  • Ano 1986 - Poltergeist II: o Outro Lado - Personagem: Carol Anne Freeling - Tipo: Cinema;
  • Ano 1986 - Around The Bend - Personagem: "A Filha" - Tipo: Cinema e Televisão;
  • Ano 1988 - Poltergeist III - Personagem: Carol Anne Freeling - Tipo: Lançado postumamente.

Televisão 

  • Ano 1981 - Ilha da Fantasia - Personagem: Liz Blake (Idade 5 anos) Episódios: "O Bebê de Elizabeth / O artista e a Dama";
  • Ano 1982-1983 - Hapy Days(Dias Felizes) - Personagem: Heather Pfister (12 episódios);
  • Ano 1983 - CHiPs - Personagem: Lindsey - Episódio: "Fun House";
  • Ano 1983 - Matt Houston - Personagem: Sunny Kimball - Episódio:"A Mulher de Branco";
  • Ano 1983 - Webster - Personagem: Melanie - (3 episódios);
  • Ano 1984 - Finder of Lost Lovers - Personagem: Jillian Marsh Episódio: "Criança de ontem";
  • Ano 1986-1987 - The New Leave It to Beaver - Personagem: Heather - (2 episódios);
  • Ano 1987 - Our House(Nossa Casa) - Personagem: Dana (uma menina cega) - Episódio: "A Point of View";
  • Ano 1987 - Rocky Road - Personagem: Menina russa - Episódio: "Moscow on the Boardwalk".

Curiosidades Sobre Heather

  • Heather teve um irmão gêmeo que foi abortado.
  • Suas últimas palavras foram: "Eu te amo", falado para sua mãe. 
  • Repousa em um mausoléu ao lado de Truman Capote e Mel Tormé . 
  • Tentou atuar em Super Vicky (1985) com o papel de Vicky, mas sem sucesso.
  • Nascida às 00:28h, horário padrão do Pacífico. 
  • Irmã mais nova da atriz Tammy O'Rourke . 
  • Classificada com a 65ª colocação do especial "100 Maiores Atores Mirim". 
  • Sua fala "Eles estão aqui", foi classificada com a 69ª colocação no especial ''TOP AFI 100 Movie Quotes", que foi ao ar na CBS. Ela também foi a atriz mais jovem a fazer parte desta lista (5 anos até aquele momento). 
They're Heeere!!!!!
  • Foi a estudante numero um em toda a sua vida escolar. 
  • Seu desenho favorito de todos os tempos foi Dumbo (1941), da Disney e seu filme favorito, era Poltergeist - O Fenômeno (1982). 
  • Seus programas de TV favoritos eram: Um é Pouco, Dois é Bom e Três é Demais (1977) e The Benny Hill Show (1969). 


Resultado de imagem para The Benny Hill Show (1969).
  • Alguns de seus menos conhecidos talentos criativos eram caligrafia, desenho, panificação, cantar e dançar. 
  • Era uma ávida leitora. Seu professor de inglês da 7ª série a admirava muito, fazia todos os seus alunos admirar aquela grande leitora chamada "Heather O'Rourke", que tinha amor pelos livros. O último livro que ela estava lendo era "O Diário de Anne Frank". 
  • Steven Spielberg ficou surpreso em seu escritório durante a sua entrevista inicial pela sua capacidade de ler roteiro de Poltergeist - O Fenômeno(1982), em voz alta. 
  • Pretendia cursar a universidade UCLA de cinema. 
  • Tinha descendência dinamarquesa e irlandesa. 
  • Apareceu na caixa de boneca Barbie, na campanha "Minha Primeira Barbie" da Mattel em 1980. 
  • Tom Skerrit, ator que participou de Poltergeist III (1988) foi um dos carregadores do caixão de Heather em seu funeral. 
  • Está enterrada no mesmo cemitério que a falecida estrela também de Poltergeist - O Fenômeno (1982), Dominique Dunne.
  • O salário que ela ganhou em Poltergeist II: O Outro Lado (1986) foi 75.000 dólares e em Poltergeist III (1988), 140 mil dólares.

Frases ditas por Heather durante sua carreira


  • "Espero que as pessoas gostem do que eu faço. Isso me faria feliz, porque eu estaria proporcionando prazer para as pessoas fazendo o que eu gosto".
  • "Eu nunca assisto filmes de terror como regra".
  • "Por que as pessoas querem meu autógrafo? É apenas o meu nome que eu estou escrevendo".
  • "Eu realmente não tenho medo de coisas assustadoras. Quando eu tenho que fazer um olhar de quem está realmente com medo, eu me concentro em coisas assustadoras como perder meus gatinhos ou algo parecido".
  • "Eu quero continuar atuando, mas eu quero ser uma diretora. Eu estava pensando sobre isso por um tempo. Há alguns anos atrás, eu decidi que seria uma experiência diferente para o trabalho por trás das câmeras. E eu seria capaz de trabalhar em scripts. Mas eu gosto muito de atuar. É divertido. Você conhece um monte de gente". 
  • Sobre os dois primeiros filmes da franquia Poltergeist: "O primeiro eu vi 12 vezes. O segundo eu só vi duas vezes, porque eu não acho que foi muito espetacular. Eu achei muito chato. Dava vontade de cair no sono. Ele não me assustava. Eu não acho que ele iria assustar ninguém. O primeiro deles foi realmente emocionante. Bem, depois de vê-lo muitas vezes, não assusta tanto. Mas a primeira vez que você assiste é realmente assustador".
  • "Espero fazer um personagem diferente, algum dia. Estou cansado deste tipo. Se houver uma continuação de "Poltergeist IV", eu espero que seja a última".
  • "Meus pais colocam tudo em um fundo fiduciário para mim. Eu não posso resgatá-lo até completar 18 anos, por isso vou usá-lo para a faculdade".

A morte de Heather

Em Janeiro de 1987, Heather começou a ter sintomas de gripe e suas pernas e pés inchados. Ela foi levada para Hospital Kaiser, e eles confirmaram que era apenas uma gripe, mas quando os sintomas continuaram, eles a diagnosticaram como tendo a doença de Crohn, uma inflamação crônica do intestino. Ela estava em uso de medicação durante toda a filmagem de seu próximo projeto, Poltergeist III (1988), e seu rosto estava inchado e redondo em algumas cenas. 



  




Heather já sofria de problemas de saúde quando estava filmando "Poltergeist III (1988), e sofreu esses sintomas durante as filmagens. Ela nunca se queixou durante as filmagens e não parecia estar doente para colegas do elenco. Quando a filmagem foi concluída em junho, Heather fez uma viagem de carro com a sua família. 

Ela adoeceu de forma trágica alguns dias antes de morrer. Heather estava bem até 31 de Janeiro de 1988.  Ela acordou vomitando. Durante o dia, sua mãe (Kathleen) deu-lhe Gatorade, que havia sido receitado pelos médicos. No dia seguinte (1º de Fevereiro de 1988) Heather acordou e disse à mãe que estava indo à escola. Kathleen disse “Não, você não vai!” e ofereceu-lhe algumas torradas. Heather disse que não tinha condições de engolir nenhum alimento. Sua mãe então notou que os dedos dela estavam azuis, suas mãoes frias e sua respiração estava ficando pesada. Então, Kathleen chamou um médico local, e este lhe informou que ela deveria levar a filha para seu consultório. Kathleen e seu padrasto estavam se preparando para colocar suas roupas quando Heather, cerca de 20 segundos depois, desmaiou no chão da cozinha. Sofrendo de choque séptico, a menina ainda estava consciente, quando os paramédicos chegaram e perguntaram se ela estava se sentindo mal. Heather respondeu “Um pouco”, mas insistiu que ela estava bem e estava preocupada em faltar a escola naquele dia, ela foi levada para o hospital em estado grave. No caminho para a ambulância, Kathleen disse “I love you” (Eu te amo). Heather respondeu “I love you too” (Eu te amo também). Foram as últimas palavras trocadas entre mãe e filha. Na ambulância, sofreu uma parada cardíaca e ficou inconsciente. Dez minutos depois, a ambulância chegou ao hospital. Os paramédicos tentaram reanimá-la, mas o esforço foi em vão. Às 9:25h da manhã (horário local) Heather estava praticamente morta. Ainda a ressuscitaram e a levaram de helicóptero até um hospital infantil há 20 milhas de distância, eram 10:45h da manhã. Heather chegou em estado crítico, e suas pupilas estavam fixas e dilatadas, o que poderia indicar danos cerebrais. Os médicos então pediram permissão para fazer uma operação no abdômen, e os pais dela concordaram. Ao encontrarem uma obstrução no intestino, os médicos a corrigiram. Mas já era tarde demais. Somente depois que Heather faleceu foi descoberto na necrópsia que a doença se tratava de um bloqueio intestinal. Uma cirurgia teria resolvido o problema e salvado a vida da promissora atriz. Os sintomas eram resultado de estenose congênita intestinal (obstrução), o que acabou com sua vida. Às 2:43h da tarde foi anunciada a sua morte. Heather O´Rourke faleceu em 1º de Fevereiro de 1988, com apenas 12 anos de idade. 




A morte de Heather é anunciada na TV em 1988

A confusão fatal se deu por causa de um erro médico anterior. No início de 1987, Heather havia sido diagnosticada equivocadamente como sendo vítima da Doença de Crohn e esteve, assim, recebendo tratamento por cerca de um ano para controlar uma doença crônica e incurável que, na realidade, ela nunca teve. A necrópsia viria a revelar que a causa da obstrução que lhe tirou a vida era uma estenose congênita, algo que seria extremamente mais simples de se tratar e curar se comparado à Doença de Crohn,que costuma perdurar por toda a vida do paciente. A cirurgia de emergência, que buscava amenizar as consequências de uma doença que nunca existiu em Heather, foi feita sob o impacto da obstrução intestinal, o que acabou por provocar-lhe um Choque séptico fatal.

A mídia na época divulgou que a família de Heather iria processar o primeiro hospital onde ela foi levada, alegando erro médico de diagnóstico na causa da morte de sua filha.

Heather O'Rourke faleceu  pouco depois do lançamento do terceiro filme da série Poltergeist, em 01 de Fevereiro de 1988 , sendo seu último filme, que é dedicado à sua memória. Ela foi substituída em algumas cenas por uma sósia.

O filme Poltergeist III foi dedicado a sua memória.



Heather está sepultada no cemitério westwood Memorial Partk, em Los Angeles Califórnia-EUA.






Certidão de óbito de Heather

Em sua lápide está escrito: "Heather O'Rourke, Amada filha-irmã. 27 de dezembro de 1975 - 1º de Fevereiro de 1988. "Carol Anne" - Poltergeist I, II, III".

Ação judicial 



Em 25 de maio de 1988, Sanford M. Gage, o advogado da família O'Rourke, entrou com um processo por homicídio culposo contra Kaiser Foundation Hospital em San Diego . O'Rourke tinha sido acompanhada pelos médicos da Kaiser desde o nascimento, e o termo alegou que eles não conseguiram diagnosticar corretamente sua obstrução do intestino delgado no decorrer dos anos: "Se a doença de Crohn não tivesse sido simplesmente tratada com medicamentos, ela poderia ter sido curada por meio de uma simples operação", e este diagnóstico errado causou a morte de Heather O'Rourke. A porta-voz da Kaiser, Janice Seib, respondeu: "Revisamos exaustivamente o caso, e acreditamos que o diagnóstico e o curso das medidas tomadas pelos nossos médicos foram totalmente apropriados. É um caso muito complexo, complicado por uma série de fatores, e não dado a qualquer resposta simples". 
O caso foi a julgamento e foi resolvido fora do tribunal por uma quantia não revelada.

Abaixo algumas fotos do funeral e enterro de Heather.






 



A última imagem de Heather O'Rourke em seu funeral

Abaixo várias matérias de jornais de revistas que repercutiram a morte de Heather O'Rourke na época e durante os anos que seguiram sua morte.



 
 

 
 

























 






13 comentários:

  1. Meus parabéns, pela postagem (a mais completa que já li até hoje sobre a saudosa Heather "Carol Anne" O'Rourke) e pelo blog sobre a franquia de filmes "Poltergeist". Parabéns mesmo, ótimo trabalho. /o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e elogios, só tem a somar. Sempre estarei atualizando com informações sobre a franquia Poltergeist. Sempre que puder nos visite. Um abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde:

    Estou até surpreso por tanta informação sobre este talento hollywoodiano (e que terminou de forma trágica)...
    Além de TER ARREPIOS E EMOÇÃO enquanto digito!
    Sim, foi um icone do cinema: e mesmo tão jovem.
    E nem preciso dizer que TRISTES AS IMAGENS DE SEU FUNERAL.
    Sobre POLTERGEIST: um clássico mesmo, ainda mais pelos efeitos.
    Há algumas semanas, entrei num site que a homenageia e recebi um convite para ser um dos INTEGRANTES (algo assim). E já entrei em outros onde postei comentários como esse aqui.
    Iria completar 40 anos em dezembro. E parece que seria uma atriz que NUNCA SE ENVOLVERIA EM COISAS RUINS (escândalos/drogas)_já basta muitos de lá e até daqui se metem.
    Sei que ela faria a VICI de SMALL WONDER. Além da CANDACE CAMERON (a DJ de FULL HOUSE, TRES É DEMAIS aqui no Brasil).
    Aproveito o espaço (e desculpe o longo texto!) para outras 'curiosidades': parece que ela teria um IRMÃO GÊMEO que se foi antes dela (até SINISTRO isso).
    Já quando estava num shopping, alguém ligado ao mundo artístico veio falar com ela: e disse que "nunca se deve falar com estranhos". E nesse mundo artístico TODO CUIDADO É POUCO.
    Numa das fotos, seriam as atrizes ELLEN BURSTYN e MOLLY RINGWALD? Esta última foi cotada para fazer UMA LINDA MULHER (PRETTY WOMAN).
    Um dos meus pais viu Pltergeist no cinema e dizia dos gritos, sons: imagino a reação do público.
    Uma artista que ficará sempre na memória do publico.

    Tchau,
    Rodrigo
    comerciocomercio@outlook.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, como vai?
      Primeiramente desculpe a demora para responder, estava viajando.
      Muito obrigado pelo seu texto, sua atenção e comentário, eles serão sempre bem vindos aqui no blog.
      Não assisti Poltergeist - O Fenômeno nos cinemas na época do lançamento, era muito criança, mas virei fã assim que o assisti na TV.
      Sim, numa das fotos postadas está o elenco do filme feito para a TV "Surviving, a family in Crisis", de 1985, no qual Ellen Burstyn (a atriz que fez a mãe da Regan do filme "O Exorcista") e Molly Ringwald, que protagonizou o filme "A garota de Rosa Shocking" em 1986 e que foi cotada para o papel principal em "Uma linda Mulher".
      Mai uma vez obrigado pela visita e continue sempre acompanhando o blog.
      Um forte abraço!

      Excluir
  3. Muito boa a postagem, é a mais completa em português sobre heather o' rourke. Obrigado por dedicar seu tempo pesquisando e escrevendo o artigo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado David pelo comentário e pela visita. Espero que continue nos visitando. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. ... valeu pela resposta tardia!
    Sou o Rodrigo que postou um comentário meio que 'antigo' (lol).
    Achei o blog por uma imagem acima.
    Faria 41 anos amanhã.
    Eu também era pequeno na época do POLTERGEIST; lembro quando passou na TV na 1a vez - janeiro de 1986 (recém tinha completado 11 anos). Depois minha irmã gravou em 1987. Até me arrepio ao lembrar. Sem falar que me emociono ao lembrar da jovem atriz.
    Claro que como todo filme/teve suas gafes _ só que ÓTIMOS EFEITOS VISUAIS.
    Assisti o II e não o 3. Confesso que SEQUENCIAS NUNCA SÃO BOAS COMO O PRIMEIRO. Parece até REMAKE (onde só serve para DAR EMPREGO AOS ARTISTAS).
    E isso que envolve SOBRENATRURAL sempre causa DÚVIDAS mesmo (tipo se EXISTE VIDA APÓS À MORTE, ou ANTES: ou até SE SOMOS OBSERVADOS POR SERES ASSIM). E quem mexe com tais coisas FICA MARCADO.
    Falam muito de quem atua nesse gênero sofre depois. Ou onde houve tragédias depois pode haver coisas sérias (tipo INCÊNDIOS). Imaginem se quem atuou nessas coisas e onde houve crimes péssimos fossem 'pagar' depois. Praticamente não existiria mais ninguém no mundo.
    E perdão mais uma vez pelo longo texto. Até bom dividir opiniões.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora pela resposta (rs), estive numa longa viagem envolvido em um projeto e deixei o blog um pouco de lado. Mas esse ano estarei na ativa aqui de novo e espero que você o visite sempre que puder. Adorei seus comentários. Outro dia li uma resenha de um crítico falando muito mau do filme e pessimamente sobre suas sequências, mas é a opinião dele não é? Acredito que o Projeto Poltergeist vai além dos efeitos, dos atores, das lendas e especulações, é um conjunto de uma obra que marcou muito uma década muito criativa e que deixa de certa forma muito saudosismo de quem passou por ela. Um forte abraço, obrigado!!!

      Excluir
  6. Filme iconico, atriz iconica- Heather O ´Rourke - muito boa reportagem.

    ResponderExcluir
  7. A dor de perder uma criança tão linda médicos malditos me responsáveis assassino não ser punido no inferno por ter deixado uma estão lindo morrer

    ResponderExcluir
  8. Deus está com essa criança mas aqueles médicos vão pagar muito caro se é se estiver lá no inferno com certeza eles também já morreram que ele sofra agora

    ResponderExcluir
  9. Sou fã dela pena que partiu tão cedo

    ResponderExcluir