"Ele sabe o que assusta vocês!"

“Antes era o escuro que metia medo; agora passa a ser a luz...” De uma dimensão para além dos vivos, um terror que aniquila.
Da tela sem vida da televisão vem o horror que nos arrebata...POLTERGEIST, É a destruição apossando-se de uma criança inocente.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Efeitos especiais: O Fantasma na escadaria





Cena: A aparição fantasmagórica aparece na escadaria do Freeling.


Uma atriz, Paula Paulson, estava vestida de branco suspensa em fios na frente de uma tela preta.O filme foi filmado em 16mm.


Richard Edlund deu esta entrevista na época:

"Contratamos Paula Paulson, uma menina que interpretou Peter Pan, e era um especialista em ficar pendurada em fios. Nós a vestimos com um vestido de seda e a penduramos em fios. Ela ficou assim durante horas, mas ela adorava isso é o que ela sabia fazerQuando ela voou para baixo, nós enganamos a realidade, utilizando um ângulo que parecia que ela estava descendo as escadas em um arco. Ela fez certos movimentos que foram dirigidos, e o resultado foi uma ilusão de que ela estava descendo em linha reta, compensando os ângulos".


"Levou cerca de duas semanas a fio, uma das sequências mais demoradas a ser filmada. Usamos centenas de milhares de watts de luz. O Desempenho de Paula foi coreografado para que pudéssemos rodar na ordem inversa ".

Edlund fala de como foi trabalhar com imagens em 16 milímetros:

"Eu senti que 16 milímetros seria rápido e barato, e nós poderíamos poupar algum dinheiro. Nós rodamos a imagem de 16mm de Vista Vision inter-positiva em uma impressora C-clamp. Só isso já resultou em uma imagem difusa que queríamos e em seguida, Bruce (Nicholson) fez um pouco mais de efeitos para obter a qualidade fantasmagórica ".


O Supervisor de animação John Bruno disse:

"Um dos problemas em movimentar Paula foi a de que a câmera estava rodando 16 vezes a velocidade normal. A imagem fantasmagórica no final teve de girar em espiral até o teto. Para fazer isso na vida real, ela teria que estar girando em mil RPM! Mesmo se fosse possível, sem dúvida, ela desmaiaria. Então, acabei animando a cena a partir da ação ao vivo e dissolvendo-se na animação em espiral. Steven aceitou-a como ela ficou, embora eu ainda tivesse que colocar caudas ectoplásmicas na animação. Fizemos o dobro de cenas de fantasmas que apareceram no corte final. "
Sobre a fotografia ótica supervisionada por Bruce Nicholson que foi rodada em 16 mm, ele disse:

"Fotografar em 16mm e com Vista Vision, causou-nos todos os tipos de problemas. Tivemos que difundir as imagens como loucos. Quando você vê o fantasma no topo da escada, há uma luz por trás dele. O fantasma da cena vai se emaranhado, por isso tivemos esta sensação estranha na impressão da imagem, como se tivesse uma luz fosca na parte traseira da cabeça que via se fundindo com a luz que vem de trás no topo das escadas. Além disso, havia muitas articulações na escada para que o fantasma pudesse vir de trás da porta. Houve ectoplasma na cena com animações de luz. Algumas das luzes dos fantasmas se movimentavam junto com os fios e a atriz. O resultado era um espírito complexo todo emaranhado em luz. Não o queríamos bem definido”.

"A parte mais emocionante para nós é quando você vê o braço fantasmagórico se mover e sair e o fantasma aparece, se revela e você vê parte do rosto dele acima da porta. Foi um momento puro, porque finalmente aquele espetáculo de luzes se revelou em alguma coisa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário